Queríamos um lugar especial para comemorar os 18 anos da minha filha, que não fosse muito distante de onde moramos. Isso não era exatamente um desafio, já que a região sul da Alemanha é tão encantadora que seria fácil escolher um destino. No entanto, a missão era encontrar um local que agradasse tanto adolescentes quanto uma criança de 4 anos, que já estava pedindo uma pausa de museus e igrejas.
Acabamos optando por Innsbruck, uma cidade imperial belíssima, cercada pelas montanhas e atravessada pelo rio Inn. É o cenário perfeito para um fim de semana em família, especialmente no início da primavera. Com seu forte apelo para os esportes de montanha e atividades ao ar livre, turismo de neve ou simplesmente um passeio relaxante pela Altstadt (Cidade Velha), Innsbruck garante uma experiência inesquecível e a vontade de voltar.
Apesar de seu tamanho compacto, a cidade oferece inúmeras atrações, todas próximas umas das outras. Abaixo já listei 10 destaques imperdíveis, mas ainda há muito mais para descobrir. Além disso, com sua vibrante comunidade universitária, as noites em Innsbruck são sempre animadas, com opções de entretenimento para todas as idades. Não deixe de provar a deliciosa gastronomia austríaca ou de assistir a um show típico, como a tradicional apresentação de música e dança tirolesa.
Informações Gerais
Língua oficial: alemão
Moeda: Euro
Innsbruck: é a capital do estado do Tirol, na Áustria
Distâncias: de Munique e Salzburg em torno de 1h50min e de Viena 4h42min de trem
Fuso horário: GMT+2
10 principais pontos turísticos: Telhado Dourado (Goldenes Dachl), Bergisel Ski Jump, Castelo de Ambras (Schloss Ambras), Alpine Zoo Innsbruck (Alpenzoo Innsbruck), Rua Maria Theresien (Maria-Theresien-Strasse), teleférico Nordkette, Palácio Imperial (Hofgut), Swarovski Crystal Worlds (Swarovski Kristallwelten), Torre da cidade de Innsbruck (Stadtturm) e Castelo de Tratzberg (Schloss Tratzberg).
Quando visitar Innsbruck
Em geral, os turistas preferem visitar Innsbruck no inverno (dezembro, janeiro ou fevereiro), quando as montanhas são pintadas de branco pela neve e as condições estão ideais para os praticantes de esqui. O frio, como é de se esperar, é intenso, e é essencial estar preparado para temperaturas negativas.
Eu acrescento ainda que as outras estações do ano também são excelentes para visitar a cidade — tudo depende das expectativas para sua viagem. Na primavera, por exemplo, quando estivemos lá, o clima estava ameno, por volta de 10 graus Celsius, e a paisagem encantadora. No alto das montanhas ainda havia neve, e as jaquetas e toucas nos protegeram do frio.
No outono, o colorido das folhas que se preparam para cair transforma o cenário em uma paleta que vai do amarelo ao vermelho vibrante. Os dias se tornam mais curtos, e as temperaturas já podem chegar a zero em novembro. É nessa época que acontecem as colheitas no Tirol, e o clima de recolhimento convida os turistas a aproveitar o fim do dia com um chá quente e um bolo recém-assado. Momentos de puro aconchego.
Já no verão, as temperaturas podem chegar aos 25 graus, e Innsbruck se transforma em um paraíso para os amantes da natureza. As trilhas pelas montanhas se tornam um atrativo, enquanto ciclistas aproveitam a extensa rede de ciclovias e as áreas verdes para relaxar. Os esportes náuticos nos numerosos lagos da região são outra ótima opção para aproveitar os dias mais quentes.
A escolha é ilimitada! E então, qual estação você escolherá para explorar as belezas da Áustria e seus arredores na sua próxima viagem?
Innsbruck Card
Antes de mencionar as atrações, gostaria de destacar o Innsbruck Card, que foi uma excelente escolha e valeu muito a pena. Ele inclui entrada gratuita em 22 museus e pontos turísticos, além de acesso ao transporte público e ao ônibus Sightseer Hop-on Hop-off de Innsbruck. O cartão também é válido para o Nordkettenbahnen, que inclui os teleféricos que levam até a montanha Seegrube e ao topo da Hafelekar. Esse passeio não pode faltar no seu roteiro.
Com o cartão, você ainda pode participar gratuitamente de um Walking Tour pela cidade velha, com guias em alemão ou inglês. Para isso, basta consultar o cronograma no site, já que os passeios não ocorrem diariamente.
O Innsbruck Card está disponível para compra online ou nos pontos de venda indicados no site, e pode ser adquirido nas versões de 24h, 48h ou 72h. Para mais informações, detalhes e valores, consulte o site oficial: Innsbruck Card.
Minhas sugestões de passeios imperdíveis em Innsbruck
1 Nordkette Bahn
Independentemente do que você deseja fazer — caminhar, escalar, esquiar ou simplesmente apreciar a vista — esse passeio é obrigatório na sua lista. Nordkette é uma cordilheira localizada ao norte de Innsbruck, fazendo parte do Parque Natural Karwendel, e inclui as montanhas Seegrube e Hafelekar. Para chegar às montanhas a partir do centro de Innsbruck, pegue um trem e, em seguida, o teleférico de Nordkette, que parte ao lado do Kongress (Rennweg 3). Antes de chegar as montanhas faz-se uma uma parada no povoado de Hungerburg e lá segue-se para Seegrube e depois Hafelekar.
Nossa primeira parada foi no topo da montanha Hafelekar, onde, em pleno mês de abril, ainda encontramos neve para nos divertir, proporcionando momentos incríveis tanto para adultos quanto para crianças. Caminhar da estação Hafelekar até o cume leva cerca de 15 minutos, onde a vista é simplesmente espetacular.
Na volta, fizemos uma pausa no restaurante em Seegrube, de onde se pode admirar uma deslumbrante vista de 360°, com a capital dos Alpes de um lado e a extensa área de conservação do outro. Em Seegrube, o clima ainda permitia a prática do esqui, e muitos esquiadores aproveitavam essa parte da montanha para se aventurar nas últimas descidas da temporada.
2 Zoo Alpino (Alpenzoo)
Na volta à cidade, aproveitamos ainda para visitar o Zoo Alpino, localizado aos pés da montanha, a 750 metros de altitude. O zoológico oferece aquário, terrário e abriga cerca de 2.000 animais alpinos de mais de 150 espécies diferentes. Toda a família adorou o passeio, especialmente o nosso pequeno de 4 anos. Ele ficou encantado no aquário, onde os peixes chegaram bem perto do vidro, como se quisessem ‘conversar’.
Depois, seguimos para o terrário, onde vimos cobras pequenas, mas ainda assim bastante amedrontadoras. Conforme subíamos pelo zoológico, encontramos os animais maiores, como o bisão e o alce. Nem todos os animais deram o ar da graça, mas, mesmo assim, a visita valeu muito a pena.
3 Palácio de Ambras (Schloss Ambras Innsbruck)
Localizado nas colinas que cercam Innsbruck, o Palácio de Ambras é uma das atrações mais importantes da cidade. Sua história remonta à época do arquiduque Fernando II da Áustria, um dos maiores patronos das artes da dinastia Habsburgo. Considerado o museu mais antigo do mundo, o palácio abriga tesouros imperdíveis, como o magnífico Salão Espanhol, um dos mais belos exemplares da arquitetura renascentista, e uma impressionante coleção de armaduras europeias, incluindo peças da época do imperador Maximiliano I.
Fomos ao palácio de ônibus (incluso no Innsbruck Card), já que ele fica um pouco afastado do centro. O ponto de parada é na parte de trás, e a subida a pé até o palácio é levemente íngreme e pode demorar alguns minutos, mas é facilmente superada com uma breve caminhada. Reserve tempo para explorar os encantadores jardins e bosques que rodeiam o palácio, oferecendo vistas deslumbrantes de Innsbruck.
Para as crianças, que nem sempre se empolgam com museus, a diversão fica por conta dos pavões que desfilam e cantam pelos jardins, tornando o passeio ainda mais especial.
4 Museu e Telhado Dourado (Goldenes Dachl)
Um passeio pelo centro histórico é indispensável. Nesta área, você poderá apreciar diversos monumentos históricos, incluindo o mais icônico deles, localizado na Herzog-Friedrich-Straße: o Telhado de Ouro, principal cartão-postal da cidade. Como muitas atrações da cidade, este monumento está ligado ao imperador Maximiliano I. Folheado a ouro, o telhado foi construído para que ele e sua esposa pudessem assistir aos festivais que ocorriam na rua, o que explica o glamour e a imponência que o cercam.
Já no museu, mergulhe na história contata desde a idade Média até os tempos modernos. Como não poderia deixar de ser, explore as exposições centenárias que, com o apoio de tecnologia multimídia, oferecem uma visão rica e detalhada da época em que viveu o imperador Maximiliano I, uma das figuras mais importantes da história tirolesa.
Para os mais jovens, o museu também oferece estações de entretenimento infantil e uma divertida caça ao tesouro, garantindo que todos os públicos possam aproveitar o passeio sem chances de tédio.
5 Maria-Theresien Straße (Rua Maria Teresa)
Ao ver o telhadinho, o brilho do dourado certamente chamará sua atenção. Depois de alguns minutos admirando o monumento, você provavelmente desejará continuar explorando a cidade e descobrir o que mais ela reserva. Siga para a Maria-Theresien-Straße, onde encontrará uma variedade de lojas e restaurantes para desfrutar.
Nesta avenida, você também encontrará a Rathaus (antiga prefeitura), a Annasäule – uma coluna erguida em comemoração à expulsão dos bávaros do Tirol – e o Triumphpforte, ou Arco do Triunfo. Este arco homenageia, em seu lado sul, o casamento do filho da imperatriz Maria Teresa, enquanto o lado norte é uma homenagem ao marido da imperatriz, que faleceu logo após o casamento do filho.
6 Bergisel Ski Jump (Bergisel Sprungschanze)
O Bergisel Schanze está aberto o ano todo para visitação e impressiona com sua arquitetura moderna e imponente. Esse espaço é amplamente utilizado para esportes de inverno, sendo palco de eventos de porte internacional e tendo sediado as Olimpíadas de Inverno em 1964, 1976 e 2012. Além disso, é um local icônico para eventos na região do Tirol.
Entre maio e meados de outubro, o Bergisel oferece saltos gratuitos diários das 10h às 12h e das 13h às 15h, dependendo das condições climáticas e do vento. Para além do contexto esportivo, subir até o terraço panorâmico é uma experiência única que proporciona uma vista deslumbrante da cidade de Innsbruck.
Para completar a visita, você pode fazer uma pausa no restaurante Bergisel Sky, onde é possível saborear a famosa Torta Bergisel, uma criação exclusiva da casa. Prove essa delícia enquanto aprecia a paisagem espetacular ao redor.
Os elevadores para acesso à torre panorâmica estão inclusos no Innsbruck Card.
7 Mundo dos Cristais Swarovski (Swarovski Kristallwelten)
Um pouco mais distante de Innsbruck, mas merecendo uma visita — especialmente para quem dispõe de mais dias na região — o famoso Swarovski Kristallwelten está localizado em Wattens, a cerca de 20 km de Innsbruck. O acesso é fácil: um conveniente shuttle parte da estação central de Innsbruck (Hauptbahnhof) e está incluído no Innsbruck Card. Para quem vai de carro, há estacionamento gratuito nas proximidades.
A entrada do museu é marcada pelo “The Giant”, uma impressionante escultura que dá as boas-vindas aos visitantes e os conduz para as 18 fascinantes Câmaras da Maravilha. Nelas, o cristal ganha vida em instalações artísticas de renomados artistas nacionais e internacionais, que exploram diferentes formas e dimensões do material. Entre os destaques estão Silent Light, uma câmara coberta por neve o ano inteiro, e The Art of Performance, que celebra a trajetória da Swarovski em Hollywood. A visita termina na loja do museu, repleta de joias e souvenirs únicos. Os preços, claro, são dignos dos prestigiados cristais Swarovski, mas há algumas promoções , vale procurar.
Por fora, o museu revela um verdadeiro espetáculo ao ar livre: belos jardins levam à impressionante Nuvem de Cristais, uma instalação com mais de 800 mil cristais sobre uma piscina espelhada, criando um contraste encantador com as montanhas ao fundo.
Para as crianças, o museu oferece a Playtower, uma torre de vidro com playground de quatro andares, onde elas podem se divertir escalando uma rede vertical que alcança mais de 14 metros de altura. Fora da torre, o parque infantil ao ar livre conta com várias atrações, incluindo carrossel, labirinto e corrida de bolinhas — diversão garantida para toda a família.
Quando a fome apertar, o café e restaurante Daniels Kristallwelten oferece refeições deliciosas em um ambiente moderno e acolhedor.
É importante lembrar que o museu não inclui visita à fábrica da Swarovski.
Nas redondezas de Innsbruck
Se tiver o privilégio de passar mais dias em Innsbruck, recomendo dois lugares encantadores que merecem uma visita:
1 Lago Achensee e Vilarejo de Pertisau
A cerca de 59 km de Innsbruck, em uma viagem de aproximadamente uma hora de carro, o Lago Achensee encanta com sua beleza natural de tirar o fôlego. Sendo o maior lago do estado do Tirol, suas águas são tão cristalinas que é possível enxergar até 10 metros de profundidade. Diversas vilas charmosas cercam o lago, mas recomendo concentrar-se em Pertisau, uma cidadezinha pitoresca que conta com uma torre panorâmica e estacionamento próximo ao lago e às trilhas (pagamento automático nos totens).
Além das margens do lago, vale explorar o vilarejo a pé, especialmente se estiver procurando uma boa refeição. A beleza local pode ser apreciada nas caminhadas pelas ruelas que conduzem às montanhas, onde você encontrará restaurantes acolhedores e charmosos — muitos ainda fechados no início da primavera, mas prontos para abrir na alta temporada.
Seguindo pela Seepromenade, 36, você encontrará a Strandbad, uma pequena praia com diversas opções de lazer: um playground infantil, piscina para crianças, escorregador, quadra de vôlei e uma lanchonete. O parquinho permanece aberto o ano todo, mas as demais instalações funcionam apenas de meados de maio até a primeira semana de setembro.
2 Salzburg
Outra excelente opção é visitar Salzburg, localizada a cerca de 190 km de Innsbruck. A cidade é famosa pela Fortaleza de Hohensalzburg e pela casa natal de Mozart, dois pontos turísticos importantes da Áustria. Como Salzburg fica a aproximadamente duas horas de viagem (só ida), recomendo pernoitar por lá para poder explorar a cidade com calma e aproveitar o melhor que ela tem a oferecer.